Aluno é o indivíduo que está em uma instituição escolar com o objetivo de aprender e se desenvolver intelectualmente. Mas como deve ser um aluno do século XXI? O que ele precisa aprender e desenvolver? Com o objetivo de responder a esse questionamento, foi criado a P21, uma organização que fornece um guia para as habilidades necessárias para ser bem-sucedido no ambiente do século 21. Neste documento, a organização apresenta 3 categorias importantes: habilidades para a vida e carreira, habilidade de aprendizagem e inovação e habilidade de informação, mídia e tecnologia. Dentre estas habilidades temos competências como: adaptabilidade, flexibilidade, produtividade, pensamento crítico, comunicação, letramento digital, entre outros. Isso quer dizer que para um profissional do século 21 ser eficiente, ele deve ter estas habilidades, e tudo isso deve começar a ser desenvolvido durante sua vida escolar.
Além disso, o mesmo documento apresenta quais são os conteúdos chaves para estes alunos, como linguagens, artes, história, economia, entre outros. Do mesmo modo, o guia apresenta algumas temáticas básicas que devem ser discutidas na escola, como: empreendedorismo, consciência global e ambiental, saúde, etc. Em outra palavras, o que a P21 propõe são ações e temáticas necessárias de serem abordadas na escola para que os cidadãos deste século sejam habilidosos e saibam se relacionar e se portar em diversas situações do dia a dia, sendo capazes de agir criticamente, com colaboração e criatividade de forma comunicativa nas diversas áreas da vida.
Seguindo o mesmo objetivo da P21, temos o World Economic Forum, uma organização que discute temas políticos, culturais, sociais para promover proficiências relacionadas a educação do século 21. Em 2015, publicaram um texto com 16 tópicos que os alunos desse século precisam desenvolver, como por exemplo, letramento cientifico, letramento financeiro, criatividade, comunicação, curiosidade, persistência, iniciativa, adaptabilidade, sentimento de liderança, entre outros. De modo geral, o que estas duas organizações fizeram foi desenvolver quais devem ser as habilidades empregadas na escola do século XXI, a fim de desenvolver o aluno para um cidadão e profissional do futuro.
Levando em consideração a discussão do post anterior sobre letramento digital, podemos dizer que muitas dessas habilidade estão interligadas, já que para desenvolver muitas delas, o aluno pode e deve fazer uso das ferramentas digitais presentes nas diversas plataformas que temos disponíveis atualmente. Competências como colaboração, cooperação, criticidade são recorrentes nos documento citados e também são pontos explorados pelos autores que discutem letramento digital. Podemos então concluir que, as habilidade do século 21 e o letramento digital estão conectados e objetivam formar um cidadão presente efetivamente na sociedade, e que se trabalhados corretamente na educação das crianças e dos jovens , podem levar ao sucesso na vida adulta.
Iza, gostei muito da sua abordagem do assunto, bem como das propostas destas organizações. Realmente, hoje, já não podemos enxergar e pensar o aluno apenas para o mercado de trabalho, mas sim pensar e preparar cidadãos para a vida, para o convívio em sociedade. Por isso é tão importante incluir e trabalhar habilidades outras que não apenas aquelas relacionadas aos conteúdos básicos, habilidades que os capacitarão para encarar os desafios que encontrarão, tanto profissionalmente, quanto na vida privada e social.