top of page
  • Foto do escritorIzadora Damaceno

Práticas Educativas TDSC

Como discutido nas postagens anteriores, não podemos negar a influência da tecnologia na educação. Dito isso, faz-se necessário a discussão sobre as TDSC (tecnologias digitais associadas a práxis sociocultural) que são atividades mediadas por tecnologias no contexto escolar, que objetivam uma interação entre práticas sociais e culturais. Neste sentido, as ferramentas digitais são usadas para facilitar a comunicação, o aprendizado, a colaboração e a participação em diversas atividades sociais e culturais dentro de sala de aula, ou seja, as tecnologias digitais não são neutras, mas sim influenciadas pelas práticas e valores socioculturais das comunidades onde são utilizadas.

Os autores Ramos e Moreira (2023), no artigo "TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSOCIADAS A PRÁXIS SOCIOCULTURAIS: ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL E EM PORTUGAL", analisaram algumas propostas de atividades mediadas por tecnologia no Brasil e em Portugal, considerando:

  • a desencapsulação do currículo: as ações pedagógicas que prezam pela criticidade e veracidade no contexto escolar, visando uma transformação nas ações que eram cristalizadas;

  • as atividades sociais como base para o ensino: atividades que levam em consideração a realidade dos alunos;

  • aprendizagem expansiva: a construção de objetos novos para atribuir novos conceitos e significados às atividades.

  • a aprendizagem expansiva e as competências profissionais e de vida: as habilidades que o aluno precisa desenvolver para sua vida e sua profissão, como flexibilidade, adaptabilidade, habilidades sociais, entre outros.



Na postagem de hoje, escolhi comentar a análise da atividade 4. A atividade 4 refere-se ao artigo "Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico" de Trindade e Moreira (2017) que compartilham uma atividade em que os alunos, a partir de um acontecimento histórico português, criaram um livro digital pelo Book Creator, com áudios e vídeos relatando como se deu o fato descrito. Com base no relato apresentado no texto, achei muito interessante como a disciplina de história foi abordada a partir da tecnologia. Os alunos participaram de todo o processo de aprendizagem, desenvolvendo uma autonomia, já que colocaram a mão na massa e fizeram uma preparação com pesquisas, e depois aplicaram na criação e gravação do livro. Nesta atividade, vemos que os alunos utilizaram a ferramenta digital de maneira motivada, construindo o conhecimento de modo criativo, inovador, efetivo e significativo.

Esta atividade pode ser um bom exemplo de TDSC, já que abrange os critérios mencionados anteriormente. Na minha visão de professora, esta atividade será inesquecível para os alunos, por conta do processo expressivo que resultou em um produto que eles desenvolveram e, possivelmente, orgulham-se. Como aluna, adoraria vivenciar uma atividade com esse propósito, sempre tive dificuldades em entender contextos históricos e acredito que, trazendo para algo concreto, minha aprendizagem seria mais expressiva.

Por fim, pensando em atividade TDSC realizadas no meu processo formativo, lembrei-me da atividade desenvolvida com os meus alunos no estágio da graduação. Juntamente com as minhas colegas, com o auxílio da plataforma Instagram e utilizando o gênero legenda de foto, construímos colaborativamente um perfil na rede social, onde os alunos compartilhavam fotos de memórias marcantes de suas vidas através da língua inglesa. Considero uma atividade TDSC, pois os alunos utilizaram de suas vivências e realidade para agir no meio digital de forma significativa, construindo o conhecimento de forma real!




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page