top of page
Foto do escritorIzadora Damaceno

O letramento digital e o ensino

O conceito de letramento digital é algo discutido por muitos autores (GILSTER (1997), BAWDEN, D. (2001), ESHET, Y. (2004), MARTIN, A (2006)), e em seus trabalhos, os autores expõem quais são as atitudes e habilidades que um usuário do meio digital deve ter para ser considerado letrado digitalmente.


O letrado digital é aquele usuário que tem a capacidade de utilizar as ferramentas digitais que estão a sua disposição de forma criativa a fim de auxiliar nos seus objetivos. Além disso, o usuário deve ser capaz de confirmar a veracidade das informações para exercitar sua criticidade, analisar e interpretar imagens, saber navegar por hiperlinks, entre outros. De modo geral, um usuário letrado digitalmente entende que não se deve apenas saber usar a tecnologia mas sim usar essas ferramentas de formas significativas e criativas, entendendo suas possibilidades e limitações.

Levando em consideração a educação e o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia é de grande ajuda aos alunos e professores. O professor tem uma vasta gama de opções com a internet, podendo elevar o nível das suas aulas com atividades extras, metodologias ativas mediadas por tecnologia, recursos pedagógicos online, entre outros. Ademais, cabe ao professor guiar os seus alunos neste processo de letramento digital, incentivando-os e motivando-os a utilizar as possibilidades tecnologias nos seus estudos. Nas minhas experiências como professora, sempre busco inserir tecnologia nas minhas aulas, apresentando diversas ferramentas para os meus alunos, para que eles possam conhecer e adaptar para cada momento de aprendizado da língua inglesa, promovendo uma autonomia para que eles estudem com mais ferramentas.

Diante das diversas opções que o professor tem a sua disposição, cabe ao mesmo filtrar e escolher a que mais dialoga com seu objetivo. Seguindo nesta ideia, o programa Crescer em Rede possui materiais de treinamento que visam guiar e ajudar o professor nesta tarefa. Dentre as propostas disponíveis, uma que me interessou muito foi a "Como cultivar o gosto pela leitura e escrita em um mundo cada vez mais digitalizado?", na qual promove a escrita de um e-book por meio da plataforma Estante Mágica, na qual os alunos produzem a história e as imagens utilizando as ferramentas disponíveis no site, ao final da atividade, os alunos e os pais são convidados para uma sessão de autógrafos.


Levando em consideração os aspectos relacionado a letramento digital, podemos dizer que esta proposta abrange várias habilidades do usuário letrado digitalmente. Ao produzir o livro, o aluno estará inserido em um ambiente virtual em que ele deverá explorar sua criatividade e sua autonomia, já que ele irá decidir qual é a história que quer escrever e como ela pode ser redigida e ilustrada. Como hoje estamos com muitas crianças que apenas utilizam a tecnologia para jogos , vídeos e filmes, utilizar a tecnologia com fim educacional os leva a entender como o processo de aprendizagem pode ser diferente e prazeroso. Sabemos que muitas não tem um gosto pela leitura, e a partir dessa atividade, eles podem valorizar mais a literatura pois irão se sentir pertencentes ao processo do livro que eles estão lendo, e até mesmo convidando outras pessoas a lerem.

Para mais, nesta atividade os alunos irão trabalhar coletivamente com a ajuda dos responsáveis e da escola, criando uma conexão digital entre todos. Os estudantes irão utilizar suas habilidades de letrados digitais para a confecção e estruturação do livro, com pesquisas, edição e leitura de imagens, criação de textos em ambiente virtual, entre outros, que mostram que estão realmente usando as ferramentas digitais de maneira inteligente. Por fim, o aluno que está sendo letrado digitalmente deve ser desafiado a exercitar suas habilidades tecnológicas em diversas plataformas diferentes, para que ele consiga absorver todas as opções que tem, para que saiba quando utilizar cada uma de maneira consciente e crítica.


32 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Simone Volpe Nobile Zanutto
Simone Volpe Nobile Zanutto
Mar 20

Izadora, gostei muito como você abordou a questão do letramento digital, bem como o exemplo utilizado de produção de um livro pelos alunos. Com certeza um ótimo exemplo e auxílio para o desenvolvimento de alunos letrados digitalmente, pois precisarão de muita criatividade e criticidade na elaboração de seu material, além de saber usar adequadamente a ferramenta tecnológica para um fim específico, não apenas jogos.

Like
bottom of page